Origem do nome
Em sentido literaneo, taekwondo significa, de uma forma muito geral, "O caminho dos pés e das mãos através da mente". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
"Tae" (Perna)
"Kwon" (Punho)
"Do" (caminho)
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% chutes.
Taekwondo do Brasil
No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em varios locais do Brasil.
Graus de aperfeiçoamento
A caminhada do praticante de taekwondo é divida inicialmente em gubs e em seguida em dans.
Cada gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
Significado das cores das faixas
BRANCA - 10ºGub 9ºGub "A pureza e a inocência" - a semente » Representa o início do aprendizado do Taekwon-do, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como, disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e autocontrole.
AMARELA - 8ºGub 7ºGub"A riqueza" - a terra »Representa o início da adaptação do aluno no Taekwon-do, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e muitos sao tático, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.
VERDE - 6ºGub 5ºGub "O crescimento" - a planta » Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwon-do. É uma etapa de amplo crescimento de seu conhecimento.
AZUL - 4ºGub 3ºGub"A liberdade" - o céu » Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.
VERMELHA - 2ºGub 1ºGub"Alerta" - o sol » Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos em sua academia. Seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência de suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba por que, como, quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade.
PRETA - 1ºDan 10º Dan "Sabedoria e conhecimento" - o universo » É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes. A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, por sobre o do-bok, a vestimenta característica dessa arte marcial. A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o póstumo 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan que morre.