A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO
A natação é um dos esportes mais completos que propicia bem-estar, prazer, condicionamento fisíco e muitos benefícios para a saúde, tanto para crianças, jovens, grávidas e idosos.
É um esporte que pode ser introduzido na vida dos bebês nos primeiros meses de vida, pois é praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Também é notável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura essenciais para o desenvolvimento motor.
Alguns dos benefícios da natação infantil são: A melhoria do desenvolvimento motor; o aumento da capacidade cardíaca; estimula um sono mais tranquilo; além de fortificar a musculatura.
A natação diminui o risco de incidência de doença cardiovascular. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo em que eliminam a gordura em torno do órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a frequencia cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e lhes aporta maior quantidade de oxigênio. Isto faz com que se experimente uma melhoria no processo respiratório.
É eficiente no combate ao stress, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas cotidianos.
Enfim, são inúmeros os benefícios que a natação pode trazer ao ser humano. Seja como um desporto de competição ou praticada como um tipo de terapia, ou apenas como uma forma de lazer, esta modalidade aeróbica é importante e vale a pena lembrar que trará benefícios para toda a vida.